quarta-feira, 1 de junho de 2011

Truká: tribo indígena no nordeste

Texto de opinião – Aluna: Emanuella Souza, 3º Informática


   Atualmente mesmo com tanta tecnologia, meios de informação e comunicação, nós nordestinos pouco sabemos que nessa região há povos indígenas, entre eles os Truká.
    Essa tribo vive na Ilha de Assunção perto do rio São Francisco no município de Cabrobó no estado de Pernambuco. Desde o século XVIII eles enfrentam disputas de terras, e até hoje lutam pelo reconhecimento oficial do seu território, pelas pessoas que tomaram suas áreas e contra os narcotraficantes. Isso acontece principalmente devido a tribo situar-se no chamado “Polígono da Maconha”.
    Eles vivem de práticas agrícolas plantando milho, cebola, arroz, manga, mandioca, alface, e também praticam a pesca que é bem comum entre os indígenas.
    O mundo para os Truká é povoado de encantados, que são seus ancestrais convertidos em seres espirituais que estão relacionados a elementos da natureza, como o dono da mata que é um encantado chamado de Manoel da Obra. . Na comunidade, aqueles que fazem contato com seus ancestrais são os “mestres da aldeia”, desse modo através deles o resto da tribo recebe informações e cuidados que devem tomar.
    Toré é uma dança bastante presente na vida desses índios, eles dançam,bebem Jurema, que é uma espécie de bebida feita de uma árvore; e tudo o que eles querem é apenas levar essa vida simples e harmoniosa que têm com a natureza.
    É importante que tenhamos consciência da importância da valorização e preservação dos povos indígenas juntamente com o reconhecimento dos seus direitos, e que homem nenhum pode roubar suas terras ou mudar sua cultura. Eles são movidos pelos seus costumes, movidos pelo amor que possuem uns com os outros, conscientes de que devemos cuidar bem de nossas árvores, rios, e animais.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário