Projeto de Pesquisa: Índio brasileiro: Donos da Terra?


Profa. Edivania Granja da Silva Oliveira

            Este projeto didático faz parte da disciplina de História do Ensino Médio Integrado do IF SERTÃO PE - Campus Petrolina. Tem a pretensão de proporcionar espaços para conhecimento e valorização dos povos indígenas brasileiros, a partir da seleção de conteúdos didáticos para possibilitar aos alunos aprenderem a História do Brasil a partir de diversos olhares para perceber o povo Indígena, fomentando reflexão crítica sobre o processo histórico da cultura indígena, destacando suas contribuições na formação identitária da cultura brasileira. Além de desenvolver metodologias didáticas para aplicação da Lei 11.645/08.
            Para concretização dessa proposta será adotada metodologia que possa proporcionar uma melhor prática pedagógica do ensino dos povos indígenas brasileiros, associada à necessidade permanente de estabelecer diálogo, ampliar espaços de construção do conhecimento, de colaboração, de fazer novas conexões, buscar caminhos alternativos, relacionar com outros projetos e despertar maior interesse do aluno na conexão com o espaço escolar e com o mundo.
             Assim, Selma Guimarães Fonseca aponta que,
“(...) Trabalhar o ensino por meios de projetos, assumindo a universalidade entre os campos de saber, passa por assumir uma postura político-pedagógica na qual a formação dos indivíduos seja pensada como um processo em que diversas instâncias, diversos campos do saber se entrelaçam, intervindo, transmitindo, construindo o pensamento. Significa “transitar pelo território dos saberes”, possibilitando a recuperação da totalidade do ato de conhecer. (FONSECA, 2003, p. 101 e 107).
Este trabalho tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre o Povo Indígena Brasileiro, em especial os indígenas do sertão pernambucano e o ressignificado identitário das atuais comunidades indígenas.

Para compreensão do estudo de História do Brasil e suas metodologias, segundo Circe Bittencourt:

“Os estudos do Brasil devem contemplar a história local e regional articulada à nacional, situação que requer uma compreensão sobre micro-história e seus fundamentos teóricos. A história local deve necessariamente estar incluída nos estudos de História, mas não na ordenação do mais próximo ao mais distante, mas de forma a ser problematizada a cada momento do estudo (...)”. (BITTENCOURT, 2008, p. 201 e 202).  
            O desenvolvimento desta pesquisa utilizará como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica para a construção de conhecimentos sobre o povo indígena através de recorte temático e de distribuição de conteúdos com a turma de 2º ano, do Curso de Química do Ensino Médio Integrado, divididos em dois grupos. O grupo 1 irá pesquisar o contato do europeu com os indígenas – Século XVI e o Grupo 2 desenvolverá a pesquisa sobre a colonização do sertão e resistência indígena – século XVII e XVIII. A turma do 3º ano, do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado, irá focar o trabalho nas comunidades remanescentes indígenas do sertão, a luta pela terra e as políticas públicas.
            Como suporte metodológico será utilizado dossiê temático, filmes, documentários, debates, visita técnica a comunidade truká – Sobradinho/BA, orientação e acompanhamento da pesquisa.
            A pesquisa terá início no mês de março e finalizará no mês de outubro de 2011. No final do mês de abril será divulgado o Projeto para a comunidade educativa através da construção de blog, cartazes, folders e outras modalidades a serem definidas pelos membros da pesquisa e desenvolvidas durante a pesquisa.
            A culminância do Projeto será durante a Semana de Ciência e Tecnologia através de debates, exposições, produção de documentário e outros.
            Por fim, pretende-se que o estudo dos indígenas do sertão proporcione maior conscientização da comunidade educativa, percebendo seu papel como sujeito histórico, na contribuição de combate a discriminação e de maior convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BITTENCOURT, Circe. Identidade Nacional e Ensino de História do Brasil. In: Karnal, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
FONSECA, Selma Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2003.